Ao invés de tentar censurar a imprensa, o Sport tem que se preocupar é com a volta à Série A

Notícia do UOL Esporte de hoje (link) informa que o Sport Recife pretende entrar com uma ação cautelar contra a Rede Globo por esta considerar o título do Campeonato Brasileiro conquistado em 2009 como o hexacampeonato do Flamengo. O presidente do clube pernambucano, Silvio Guimarães, alega prejuízos materiais com a propagação daquilo que considera uma inverdade.
Bom, em primeiro lugar, não entendo por que o Sport pretende processar somente a Rede Globo, afinal, o rótulo de hexacampeão atribuído à equipe carioca é unanimidade entre todos os veículos da imprensa escrita e televisiva, sem contar boa parte dos blogs e sites esportivos mantidos por jornalistas e cronistas especializados em futebol.
Depois, essa intenção de calar a imprensa cheira a censura, algo que achávamos que tinha ficado prá trás depois da Constituição de 1988 e da revogação total da famigerada lei de imprensa. Mas não tem jeito, vira e mexe ela volta sob inúmeros pretextos, como foi o caso recente da censura ao jornal “O Estado de São Paulo” para proteger supostos direitos da família do atual presidente do Senado Federal.
Enfim, é uma bobagem. O que vale é a posição oficial da entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF, que aclamou o Sport como o autêntico campeão de 1987, posteriormente confirmado pela Justiça comum. Posição esta assentada na recusa de Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde — apelidada na época de Copa União — em se confrontarem com o rubro-negro pernambucano e Guarani, campeão e vice do Módulo Amarelo, tal como havia sido acordado entre os clubes e a CBF.
O fato de a imprensa atribuir aquele campeonato ao Flamengo não muda em nada essa história. O Flamengo não é hexa, nem mesmo penta, já que suas conquistas se deram em anos intercalados e não consecutivos. É sim o atual campeão brasileiro e poderá ser bicampeão em fins deste ano ou repassar a faixa para o clube que ganhar o Brasileirão 2010. Em outro post pretendo discorrer um pouco mais sobre isto.
Os dirigentes do Sport Recife e seus torcedores deveriam se preocupar com outras coisas muito mais importantes para o futuro do clube, principalmente, com a formação de um time em condições de disputar a Série B do Brasileirão com chances de retornar à Série A.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Seleção Brasileira jogando num 21 de fevereiro

A Seleção Brasileira jogando num 22 de fevereiro

Quando raça e gana se confundem com técnica